terça-feira, 31 de julho de 2012

Mini Alfajores de Avelã



Avelã e Chocolate!
A avelã surgiu Ásia e muitas das variedades cultivadas atualmente tiveram a sua origem no século XIX. Em todo o mundo, produzem-se 700.000 toneladas de avelãs anualmente, e a Espanha ocupa o terceiro lugar nesta produção, sendo a Catalunha a principal zona de cultivo. A Turquia é o maior produtor desta noz, seguida pela Itália. Os EUA, assim como França e Portugal também ocupam posição de destaque na produção das avelãs!
 As avelãs são colhidas no princípio do Outono na Europa, ou seja, nos meses de Setembro e Outubro.
A avelã é uma grande fonte de nutrientes,  proteínas, carboidratos e vitamina E (antioxidante que elimina os radicais livres do corpo), ácido fólico, ácido pantoténico e biotina. Além disso, possui gorduras monoinsaturadas,  principalmente ácido oleico, que é benéfico para a hipertensão arterial.
O chocolate, por sua vez, é rico em  flavonóides, poderosos antioxidantes naturais que limitam o estresse e diminuem o risco de doenças cardiovasculares, cânceres e outras doenças.
Portanto, a combinação desta deliciosa especiaria com o chocolate, principalmente com elevados teores de cacau, apresentam benefícios à saúde e são irresistíveis!
Não deixe de experimentar o  Mini Alfajor de brigadeiro com avelã e chocolate meio amargo!